Somos futeboleiros, desde o primeiro chute na bola, antes mesmo de sabermos caminhar. Aprender a amar as cores do time que carregamos no peito nos levou a algo muito maior, entrar no estádio pela primeira vez pela mão dos nossos pais nos transportou para um novo mundo, redondo como a bola, com quatro linhas e duas traves, infinito e que recomeça a cada 90 minutos.

Somos futeboleiros, somos politeístas, nossos deuses vestem a 10, a 7, a 5, a 1 ou qualquer número tatuado nas costas de um manto sagrado de entidades que nos fizeram rir, chorar e elevar aos céus.

Somos futeboleiros, o estádio é nossa catedral, mas cada trave feita de pedra no meio da rua ou na praia já serve como monumento para nossa religião.

Somos futeboleiros, assistimos jogos pela manhã, tarde e noite, rejeitamos passeios e programas em dias de rodada do campeonato. Nos interessamos por jogos de qualquer divisão de qualquer campeonato, nossas vidas são contadas de quatro em quatro anos, sabemos onde estávamos em cada copa do mundo. Ficamos perdidos durante as férias do futebol.

Somos futeboleiros, tudo nos interessa, temos todos aplicativos, acessamos todos os links, assistimos todos os filmes, lemos todos os livros, ouvimos todos podcasts, invadimos a madruga assistindo um jogo que já sabemos o resultado.

Somos futeboleiros, sabemos a escalação do time titular, e do reserva, e da categoria de base, de todos os times, e seleções, de todos os tempos.

Somos futeboleiros, a loucura da torcida vibrando com um gol é a nossa loucura, o choro e o desespero também.

Somos futeboleiros, somos os pais que levam os filhos pela primeira vez ao estádio como fizeram conosco, estamos nos estádios mais frios, abaixo de chuva, para assistir a partida que já não vale mais nada da primeira fase da segunda divisão e também estamos na final da champions league.

Somos futeboleiros, adoramos um desarme limpo, um passe de primeira, um lançamento de 30 metros, uma tabela perfeita, uma defesa segura e um gol improvável.

O futebol é mais que um jogo e além de ser o esporte mais lindo que a raça humana já inventou é uma força que une pessoas do mundo inteiro. Somos futeboleiros onde estivermos, somos futeboleiros a qualquer hora, respiramos a cultura do futebol.

Footure. Feito por futeboleiros, para futeboleiros.