MANIFESTO FUTEBOLEIRO

Por @ediasdinhod

Quando você fala que é futeboleiro, a imagem q as pessoas fazem de ti é barrigudo tomando um cerveja no bar da esquina com uma camisa pirata do teu time, espumando de irracionalidade e gritando com todos.

Só que na realidade o futebol é lindo porque, assim como a música, ele te dá de volta qualquer nível de interesse e atenção q você dá a ele.

Pode se estar num bar com amigos e uma tv sem som ao longe ou pode se estar perdido em gráficos, estatísticas e mapas de calor. Pode ser recreio de 5ª série ou pode ser uma tese profunda e sofisticada. Você escolhe.

A era da informação, da inteligência e da reflexão já chegou ao futebol, q já não é mais SÓ “cultura popular” construída por uma narrativa de nicho e propositadamente superficial.

Falar do Milan do Arrigo Sacchi pode ser tão prazeroso quanto falar do Nirvana ou da fase oitentista dos Stones, desde q vc não esteja falando sozinho.

O futebol ao seu modo pode te explicar o mundo através de livros, filmes, documentário, arte, personagens e principalmente viagens, isso se você quiser, ou pode ser só uma piada com o porteiro sobre o jogo de ontem.

Pode ser o álbum IV do Led Zeppelin ou pode ser o hit do verão.

Já dá pra escolher.

Existe um novo fã de futebol, e ele não está no bar da esquina, bem, pelo menos não todo tempo, porque afinal de contas, uma ceva no bar de esquina também tem seu valor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.