DICAS FUTEBOLEIRAS #75

Por @FootureFC

Na temporada passada o Hoffemheim surpreendeu a Europa ao conquistar uma vaga na UEFA Champions League com um elenco considerado modesto e um treinador que recém completara 30 anos. Julian Nagelsmann era o segundo técnico mais jovem da Bundesliga e, além dos resultados, também chamava atenção pelos métodos inovadoroes de trabalho. Pois neste ano outros cinco clubes decidiram apostar em técnicos com menos de 40 anos. O chamado ‘Baby Boom’ tomou a Alemanha. Para entender este fenômeno convidamos os especialistas em fußball, Mário André Monteiro, da conta Alemanha FC, e Vinícius Dutra, que analisa Bundesliga para o portal Centrocampismo. Além de um exitoso projeto de categorias de base, a Alemanha também é modelo na formação dos seus técnicos. Isso você confere ouvindo a edição 75 do The Pitch Invaders. Danke!


Trainer! – O documentário Trainer! acompanha o cotidiano de três treinadores recém formados na Alemanha. Comcomitantemente apresenta os processos de formação no país. É bárbaro e o melhor: tem no Netflix!

Alemanha FC – Tá afim de acompanhar mais de perto a Bundesliga? O site Alemanha FC tornou-se uma referência de conteúdo em português sobre futebol alemão.

Julian Nagelsmann, Domenico Tedesco, Hannes Wolf… La Bundesliga forma a los técnicos del futuro – Nesta reportagem do site da Bundesliga você conhece um pouco da biografia de cada um dos seis treinadores alemães com menos de 40 anos.

O organismo vivo de Nagelsmann – Há alguns meses o Vinícius Fernandes analisou no nosso blog o Hoffenheim de Julian Nagelsmann. Conheça os princípios do modelo de jogo deste jovem técnico.

julian-nagelsmann-hoffenheim-ae

Estratégia de jogo: o que é e alguns exemplos na prática – O analista de futebol, Caio Gondo, fala um pouco sobre estratégia de jogo. O cara manja muito e o melhor: é muito didático. Vale conferir!

Gol da Alemanha – Este livro lançado no Brasil pela Grande Área e escrito por Axel Torres e André Schön examina todo processo de transformação do futebol alemão. É bastante elucidativo!

Deixe uma resposta