DICAS FUTEBOLEIRAS #62

Por @FootureFC

Depois de um podcast inteiro dedicado à janela de transferências europeia ficamos com saudade de falar de campo e bola. Convidamos os jornalistas Leonardo Miranda e Renato Rodrigues, do podcast Entrelinhas, para analisar uma das posições que mais se transformou nos últimos anos: a do camisa 9. O jogador terminal é cada vez menos um simples finalizador. A posição que era indispensável nos anos 90, acabou defenestrada pelo sucesso da Espanha sem centroavante e hoje ressurge com novas incumbências. Falamos do 9, do 9 de mobilidade e do falso 9. Aliás, o que é exatamente um falso 9? Abrimos debate sobre isso também! Abaixo, as dicas do episódio.


A Seleção Brasileira de Tite e a banalização da variação tática – Muitas vezes nós, torcedores, cobramos a tal variação tática dos nossos treinadores. Maior repertório coletivo para diferentes problemas que uma partida pode apresentar. Mas o que vem a ser variação tática? Variação de esquema? Jogadas? Jogadores? Em seu blog, Renato Rodrigues faz uma boa reflexão sobre o tema.

TITE

Centroavante é pago para que? – A pergunta do título já resume bem o tema deste outro texto do Renato Rodrigues. Trata-se de uma reflexão importante sobre o camisa 9, tal qual nos propusemos a fazer no TPI.

Podcast Entrelinhas – Os convidados do TPI, Léo Miranda e Renato Rodrigues, apresentam todos os meses o podcast Entrelinhas. Com foco em análise tática, o programa traz sempre reflexões interessantes sobre equipes brasileiras e estrangeiras.

La Pizarra de Simeone – La Pizarra de Simeone é um livro de 2014, escrito pelo espanhol Marcos Lopez, mas ainda sem tradução para o português. É possível adquirí-lo pela internet. Trata-se de uma análise sobre o modelo de jogo do vitorioso treinador do Atlético de Madrid. Não é exatamente uma leitura motivacional, trata exclusivamente de campo e bola, tal qual as obras da Guardiola Confidencial e Pep Guardiola: A evolução, de Marti Perarnau, lançado no Brasil pela editora Grande Área.
SIMEONE

Conheça Steve Walsh, novo diretor de futebol do Everton – Na semana passada falamos sobre janela de transferências, e foi impossível não citar o bom mercado do Everton. O clube azul de Liverpool tem como Chefe de Recrutamento o inglês Steve Walsh, responsável pela montagem do Leicester campeão inglês. Recomendamos um

Por que Paulinho? – Ainda na janela europeia, o site espanhol EUMD, analisou a polêmica contratação do volante Paulinho pelo Barcelona. Uma análise fora do script e dos reducionismos que marcaram a avaliação da contratação do brasileiro.
PAULINHO

Primeiro nós atacamos – O lateral brasileiro Marcelo fala sobre a carreira e as dificuldades enfrentadas para se ascender socialmente no Brasil. Um texto tocando, digno do The Players Tribune.

Carta Para Eu Mesma Quando Jovem – Bem como Arjen Robben, a brasileira Marta escreveu um texto para ela mesma aos 14 anos de idade. Marta enfrentou todas as dificuldades que uma mulher brasileira enfrenta para ascender num ambiente predominantemente masculino. Ela quebrou paradigmas, driblou estereótipos e hoje é uma vencedora.

MARTA

Deixe uma resposta