5 DOCUMENTÁRIOS PARA ASSISTIR ONLINE

Por @viniciusof

As vezes nos queixamos (com razão) da escassez de boas produções cinematográfica sobre futebol. E de fato dá pra contar nos dedos os bons trabalhos vindos do mainstream – há muito Gol!: O Sonho Impossível para pouco The The Damned United. Porém, quando o assunto é documentário, o universo do cinema independente volta e meia nos brinda com boas obras disponíveis online. Talvez por requerer menos recurso para produção, o gênero é bastante democrático e convidativo a aventureiros da sétima arte. Por vezes basta uma boa ideia, uma câmera razoável, muita pesquisa e um microfone direcional para se materializar um trabalho legal. Nas Dicas Futeboleiras do The Pitch Invaders volta e meia figuram documentários. Abaixo alguns já recomendados ao longo deste um ano de podcast. No decorrer do tempo a gente promete garimpar outros e compartilhar com vocês 😉

 

SÓCRATES E A DEMOCRACIA CORINTHIANA

Pense numa série chamada Rebeldes do Futebol. A julgar pelo nome, poucos estariam em melhores condições de apresenta-la quanto Éric Cantona. O francês que marcou época tanto pelos golaços defendo o United quanto pelas polêmicas entrevistas conduz uma série de 13 capítulos coproduzida pelo canal Al Jazeera. Um dos episódios narra a trajetória de Sócrates, líder do maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro, a Democracia Corinthiana. O movimento de resistência à ditadura militar brasileira é contato em francês, mas a legenda em espanhol claro salva quem não parle français.

 

KEANE & VIEIRA: BEST OF ENEMIES

Patrick Vieira e Roy Keane viveram seu auge no período mais dualista da história recente da Premier League. Isso antes da invasão dos petrodólares russos e árabes, num período em que o Liverpool se reconstruía enquanto Arsenal e Manchester United brigavam pela coroa. Vieira e Keane eram médios-defensivos titulares e líderes das equipes, que tinham craques como David Beckham, Ryan Giggs, Dennis Bergkamp e Thierry Henry. Ou seja: o que não falta são boas histórias para contar. E, com estas vencedoras carreiras como fios condutores, este documentário fala da Premier League pré-bilionária. A obra tem um refinamento estético e de edição típicos do que é produzido na Ilha.

 

WHITE BLUE & WHITE

Você já deve ter escutado falar na série documental da ESPN 30 for 30, certo? Se não ouviu corra pro Google e reserve algum tempo do seu dia para doses homeopáticas de história esportiva. Este episódio narra a trajetória do ex-jogador Osvaldo Ardiles, um argentino em Londres em plena Guerra das Malvinas. Enquanto os dois países trocavam balas pelo domínio das Malvinas, Ardiles jogava (e era ídolo) do Tottenham. A obra transporta o futeboleiro para o tempo em que este corajoso argentino jogava futebol em meio a trincheira entre as nações que amava.

 

ADEUS, GERAL

A elitização dos estádios brasileiros passou a ser um tema ainda mais vigente na era das arenas. Adeus Geral surge de um trabalho escolar de Geografia sobre muros sociais e explora um importante debate que envolve representatividade social e sustentabilidade financeira em tempos de futebol inflacionado. É uma obra simples, mas autêntica, bem conduzida e com uma boa seleção de entrevistados.

 

CRAIOVA VERSUS CRAIOVA

Este documentário é um prato cheio para quem curte o lado B da bola. Imagine: um popular clube declara falência e pouco tempo depois surge outro com o mesmo nome, mesma bandeira, mesmos distintivo e hino. Isso ocorreu com o Universitatea Craiova, da Romênia. Hoje o Craiova “antigo” e o seu sucessor disputam a legitimidade do nome, da história e dos ídolos. A obra é o trabalho de conclusão de um estudante de jornalismo, que viajou à Romênia para fazer pesquisas para a produção.

Comment List

  • Marcelo Faviere 23 / 05 / 2017 Responder

    Uma dica extra, essa para fãs de jogos de Futebol. O premiado documentário sobre o Football Manager, de 2014, com participações de ex-jogadores como Albertini, Solskjaer, e um caso interessante sobre um tal Lionel Messi e o simulador.

    O link com legendas em PT: https://vimeo.com/113869079

  • RAFAEL FIGUEROA 02 / 10 / 2017 Responder

    Vim do DATA Espn, cheguei aqui e adorei o documentário sobre o Football Manager! Virei fã do site, parabéns!

  • Wellington 17 / 11 / 2017 Responder

    Tem também o Les Bleus que o Rafael Oliveira recomendou na ESPN e eu fiquei apaixonado pelas histórias.

  • Rinaldo Viana 17 / 01 / 2018 Responder

    Marcelo Faviere, muito obrigado, cara. Eu sou muito fã do FM, e desde o ano passado o jogo tem me ajudado a lidar com minha depressão. Eu já tinha lido “Football manager ruined my life” e, de certa forma, a leitura legitimou (pra mim) um pouco todo o investimento emocional (e do raro tempo livre). Esse documentário me deu a mesma sensação. Muito massa.

  • website 23 / 07 / 2018 Responder

    O ԛue um coisas ɗe un-ambiguidade e preserveness de valioso experiência relativa inesperado
    emoçõеs.

Deixe uma resposta