10 JÓIAS EUROPEIAS

Por @maiiron_

Olá, futeboleiros (roubei o cumprimento do Dinho, mas ok)! Sou o Mairon, pra quem não conhece, esse é meu espaço no Footure. Aqui vou falar sobre quase tudo que rodeia o futebol. De projetos que estão fazendo sucesso no mundo da bola, jogadores jovens que estouram, análise tática de alguns clubes e o que mais vier. Hoje, no texto de estreia, vou falar de dez jovens estrelas que vão fazer sucesso nas próximas temporadas. Vocês não terão de fazer um esforço hercúleo para assistir nenhum deles, na verdade. São jogadores “acessíveis” de ver, jogam em ligas conhecidas e tem jogo em stream ou TV de todos. Vamos a eles?

ANDRÉ SILVA

André Silva é um dos jogadores mais valiosos da liga portuguesa.

André Silva é um dos jogadores mais valiosos da liga portuguesa.

Clube/Nacionalidade: Porto/Português

Idade: 21 anos

Posição:  Atacante

Valor de Mercado: 16Mi de Euros

André Silva já é considerado o parceiro que Cristiano Ronaldo nunca teve na Seleção Portuguesa. O “gajo” de 21 anos já carrega a camisa 10 do Porto, que investe em muitos jovens, como o ex-colorado Otávio, Ruben Neves (que em breve será pauta aqui no Footure) e Oliver Torres.  É um atacante muito completo; joga como referência, meia ofensivo ou aberto na ponta direita. Tem como grande arma o movimento sem bola, sempre procurando um espaço vazio para que o companheiro possa encontrá-lo em condições de marcar gol. Com 17 gols pela Liga Portuguesa e cinco na Champions League o artilheiro é um nome a ser seguido nessa leva de bons jogadores que surgiram em Portugal nos últimos três anos.

ALBAN LAFONT

Clube/Nacionalidade: Tolouse/Francês

Idade: 18 anos

Posição: Goleiro

Valor de Mercado: 6,5Mi de Euros

Se a Itália tem Donnarumma, a França tem Alban Lafont. O goleiro de 18 anos, que já teve seu nome ventilado em Arsenal e Juventus, é um monstro! Herdeiro de Lloris, como dizem na França, impressiona pelo posicionamento e frieza. Dentre as muitas atuações grandiosas que fez nesta temporada, destaque para a partida contra o PSG, quando Lafont fechou o gol. Profissional desde os 16 anos, o goleiro mais jovem da história do Tolouse vem sendo trabalhado para ser o próximo camisa 1 da Seleção Francesa, que conta hoje com Lloris e Alphonse Areola. É um arqueiro para se ficar de olho.

JUSTIN KLUIVERT

Clube/Nacionalidade: Ajax/Holandês

Idade: 17 anos

Posição: Meio-Campista

Valor de Mercado: não disponível

Hora de se sentir velho por aqui. Lembram de Patrick Kluivert? Sim, centroavante, alto, com grande técnica e repertório. Fez gol por onde passou, principalmente pelo Barcelona “holandês” de Louis Van Gaal. Lembram? Sim, é o filho dele. Mas esqueçam: o menino não é nada parecido com o pai. É extremo, ambidestro e muito, mas muito habilidoso. E lá no Ajax a gente sabe que a batida é diferente: quem tem talento, independente da idade, é escalado. Quando o “Kluivert son” recebe oportunidade vai bem demais! Incisivo, com bom enfrentamento, cavou seu espaço no segundo semestre da temporada. O cartão de visitas veio ao melhor estilo; uma atuação de luxo contra o rival Feyenoord. Num Ajax que investe bem em jovens (vide Davinson Sánchez, Kasper Dollberg, Kenny Tete e De Ligt) Justin é o próximo a ser seguido.

YOURI TIELEMANS

Clube/Nacionalidade: Anderlecht/Belga

Idade: 19 anos

Posição: Meio-Campista

Valor de Mercado: 20Mi de Euros

Quando a gente elogia um belga, jovem e talentoso é sempre motivo de piada na roda de amigos, né? Sim, a “espetacular geração belga” não deslanchou nas mãos de Wilmots, mas tem jogadores inegavelmente talentosíssimos. Tielemans é da “segunda geração”. Bate de direita e esquerda, faz todas do meio campo e ainda atira como atacante de referência. Profissional desde 2013, impressiona pela maturidade, técnica e leitura de jogo. Joga “a lá Pogba”, abusa dos chutes de média distância e por isso virou um goleador: em 39 jogos na temporada marcou 17 gols e deu 9 assistências. Se tem alguém das “ligas marginais” a ser seguidos, esse jogador é Youri Tielemans. Pinta de craque.

MALANG SARR

Clube/Nacionalidade: OGC Nice/Francês

Idade: 18 anos

Posição: zagueiro

Valor de Mercado: 3,5Mi de Euros

Quando eu digo que a Ligue 1 é hoje o que a Eredivisie foi nos anos 90 tem gente que torce o nariz. “Mas só o PSG ganha”, “aquele campeonato não têm três times”… OK! A Ligue 1, nessa temporada nos deu Mônaco e OGC Nice para bater de frente com o Golias de Paris. A liga revela, e revela bem. O Nice começou a temporada voando com Balotelli jogando demais, Dante seguro na defesa e Belhanda jogando uma bola que remetia a época do Montpellier campeão francês. Entre os jovens Valentin Cyprien, Koziello e na defesa Malang Sarr. Zagueiro de pé esquerdo, iniciou a carreira como lateral, e hoje é uma realidade na boa zaga da equipe. Muito físico, com rapidez e recuperação acima da média, lembra Umtiti quando estourou no Lyon. Já teve seu nome ventilado em Barcelona e Milan. Deve alçar voos mais altos na próxima temporada.

MANUEL LOCATELLI

Clube/Nacionalidade: Milan/Italiano

Idade: 19 anos

Posição: meio-campista

Valor de Mercado: 5 milhões de Euros

O Milan não é mais aquele time estrelado dos anos 90/00. Mas mesmo naqueles tempos de bonança, revelava muita gente boa: Maldini, Baresi, Albertini, Costacurta viraram lendas. Hoje há mais um menino rossoneri querendo fazer história. Manuel Locatelli carrega o selo de “regista” num Milan que tenta (e consegue) jogar um futebol competitivo na temporada 2016/2017. Já deixou seu cartão de visitas na temporada em um golaço contra a Juventus, é um líder jovem e muito identificado com o clube. Suas características são o passe, leitura de jogo e chute de média distância.

MARKO PJACA

Clube/Nacionalidade: Juventus/Croata

Idade: 21

Posição: Meio-campista

Valor de Mercado: 18 milhões de Euros

Ambidestro, técnico, vertical e com bom faro de gol. Sim, é de Marko Pjaca que eu estou falando. Veio da frutífera base do Dínamo Zagreb, que revelou Modric, Corluka, Srna, Kovacic, Vrsaljko… bom, eu poderia ficar falando um dia todo aqui. Mas Marko Pjaca é especial. Precoce, visto como um talento no país, rumou para a Juventus e vem jogando bem na concorrida linha ofensiva da Vecchia Signora. Ele leva vantagem por jogar nas duas bandas e ainda fazer referência no ataque. Olho nele pela boa Seleção Croata e na Juventus.

MIKEL OYARZABAL

Clube/Nacionalidade: Real Sociedad/Espanhol

Idade: 19 anos

Posição: Meio-Campista

Valor de Mercado: 10 milhões de euros

A base do Real Sociedad sempre revela gente boa. Xabi Alonso, Antoine Griezmann, Iñigo Martínez, Ilarramendi e agora tem o Mikel Oyarzabal. Ponta pela esquerda, dono de habilidade, visão de jogo e verticalidade ímpares, já deu sete assistências na La Liga nessa temporada. A dobradinha com o brasileiro William José rendeu uma convocação para seleção principal da Espanha. Precisa melhorar o faro de gol, mas é uma jóia.

FRANCK KESSIÉ

Clube/Nacionalidade: Atalanta/Costa-marfinense

Idade: 19 anos

Posição: Meio-campista

Valor de Mercado: 15 milhões de euros

Quando a gente fala de meias centrais africanos, quais aparecem na nossa memória? Yaya Touré, Seydou Keita, Oliseh… por baixo, são esses. Kessié tem tudo pra entrar neste hall de bons meias. Começou como zagueiro e depois de um empréstimo ao Cesena voltou ao Atalanta. A Bergamasca tem uma das bases mais sólidas da Itália, joga um futebol bem competitivo protagonizado por um time de jovens. Caldara, Melegoni, Gagliardini (vendido para a Internazionale), Spinazzola e Kessié. O costa-marfinense é um leão, faz todas do meio com muita qualidade, chega bem no ataque e tem físico privilegiado; é capaz de jogar os 90 minutos com regularidade sem oscilar em campo. Já é sondado por Chelsea, Juventus, Liverpool. Monchi Rodríguez, novo diretor esportivo da Roma, já o colocou como objetivo para próxima janela. Hoje é o meia da moda no futebol italiano.